Andre Borges
Como curiosidade, este grupo de animais são capazes de regenerar os membros e a cauda se estes forem decepados, o que pode acontecer por predadores.
Reprodução
A época reprodutiva depende, em grande medida, da região geográfica e da altitude, estendendo-se entre Outubro e Maio. Regra geral, os machos são os primeiros a chegar aos locais de reprodução. O acasalamento ocorre na água e segue um padrão comum aos restantes tritões ibéricos. Alguns dias após o acasalamento, a fêmea deposita entre 150-400 ovos, que envolve individualmente em plantas aquáticas. Os locais de postura são, por norma, massas de água parada ou de baixa corrente, com alguma vegetação aquática. A eclosão das larvas ocorre alguns dias após a postura. A duração do período larvar depende da temperatura da água e da disponibilidade de alimento.
O tritão é um anfíbio da mesma família das salamandras (Família Salamandridae). Essa espécie é encontradapredominantemente no hemisfério norte, principalmente na Península Ibérica. Algumas espécies são encontradas nas Américas e no norte da África.
O tritão é geralmente menor do que a salamandra. Tem o corpo longo e magro, pernas curtas e uma cauda bem desenvolvida. Mede entre 8 e 14 centímetros. Em terra, são muito lentos. Sua visão é bem desenvolvida, diferente de seu olfato e tato. Como proteção de seus predadores, o tritão tem sua pele lisa coberta de uma substância venenosa. Algumas espécies, como o Taricha grânulos, produzem substancia tóxica suficiente para matar um humano adulto.
Os hábitos desse anfíbio são curiosos. O tritão hiberna no inverno, permanecendo enterrado no lodo ou em algum buraco que o proteja do frio. Na primavera, desperta e procura por