Anders Celsius
Anders Celsius nasceu em 27 de novembro de 1701, em Uppsala, Suécia. Foi professor de astronomia na Universidade de Uppsala, de 1730 a 1744, mas viajou de 1732 a 1735, visitando principalmente observatórios na Alemanha, Itália e França. Ele fundou o Observatório Astronômico de Uppsala em 1741, e em 1742 ele propôs os graus Celsius de temperatura, escala que leva seu nome.1 A escala foi invertida em 1745 por Carl Linnaeus, um ano após a morte de Celsius de tuberculose.
O Observatório Astronômico de Uppsala (em sueco Astronomiska observatoriet i Uppsala) é um observatório astronômico na Suécia. Ele foi fundado em 1741, embora tenha existido uma cadeira de professor de astronomia na Universidade de Uppsala datando de 1593 e os arquivos da universidade possuam leituras de astronomia datadas da década de 1480.
No Século XVIII, Anders Celsius realizou lá suas pesquisas e construiu o observatório propriamente dito, em 1741. Celsius agiu no sentido de fazer a universidade comprar uma grande casa de pedra de origem medieval no centro de Uppsala, onde ele construiu o observatório no andar mais alto. Celsius trabalhava e morava na casa. Este observatório permaneceu em uso até o novo observatório, hoje conhecido como "observatório antigo", ser construído em 1853. A casa de Celsius ainda permanece como uma das poucas construções antigas numa moderna rua de comércio, mas o observatório foi demolido em 1857.
No Século XIX Anders Ångström foi o responsável pelo observatório e conduziu lá seus experimentos em astronomia, física e óptica. Seu filho, Knut Ångström, também conduziu pesquisas sobre a radiação solar no observatório.
Em 2000 o observatório integrou-se com o Instituto de Física Espacial para formar o Departamento de Astronomia e Física Espacial e se mudar para o laboratório de Ångström. Em adição às instalações de Uppsala, o observatório mantém o Observatório de Kvistaberg na Suécia e a Estação Sul de Uppsala no Observatório de Mount