Andebol
By Joana Rita Ribero Antunes Nº17 11 2B
Breve história do Andebol
O andebol embora considerado um dos desportos mais jovens, tem a sua origem na Grécia Antiga, onde se praticava um jogo de bola na mão conhecido por “jogo da Ucrânia”, descrito por Homero na Odisseia.
Konrad Kech, Porfírio Malheiro, Lucien Dehoux e Wasc Heiser, todos eles professores de ginástica ou educação física, são nomes frequentemente associados ao desenvolvimento da modalidade no continente europeu, entre finais do século XIX e princípios do século XX. Contudo, o andebol, como desporto devidamente codificado, só apareceu após a I Guerra Mundial.
A sua criação é, normalmente, atribuída aos alemães Hirschmann e Carl Schelenz. No entanto, o Uruguai reivindica para si a paternidade deste jogo. Para os sul-americanos, o criador da modalidade foi o professor de educação física António Valeta que, baptizando-a de “balon”, pretendeu fazer uma réplica do futebol.
O grande incremento do andebol, a nível mundial, deve-se ao aparecimento do andebol de sete, em vez do andebol de onze, praticado originalmente. Esta variante da modalidade surgiu nos países nórdicos, mais concretamente na Suécia e na Dinamarca, onde, devido ao rigor dos invernos, se tornava impossível praticar este desporto em campos ao ar livre. A substituição por salas fechadas obrigou, assim, à diminuição do número de jogadores.
Com esta variante, a modalidade começa a despertar grande interesse e em 1938 é disputado o I Campeonato do Mundo, com a vitória da Alemanha. Porém, só a partir de 1954 as competições internacionais de andebol de sete passaram a ser disputadas com regularidade.
Fundamentos Tecnicos do Andebol
Passe
É a ação de entregar a bola ao colega ou companheiro de equipa. Trata-se de uma ação técnica de extrema importância. É o fundamento mais importante do andebol sob o ponto de vista que é a