Andebol
Introdução 2
História 3
Regras Básicas 4
Campo 6
Conclusão 7
Bibliografia 8
Introdução
O meu trabalho vai falar sobre o andebol.
Ao longo deste trabalho vou explicar como surgiu, as regras básicas, as faltas, o campo em que este desporto é praticado e algumas curiosidades relativas a este desporto.
História
É difícil estabelecer uma data para o aparecimento do Andebol, pois já na antiga Grécia se praticava um jogo semelhante.
No entanto, geralmente, atribui-se a “invenção do andebol” a Karl Schelenz, professor de Educação Física em Berlim, durante a Primeira Guerra Mundial.
No início este jogo foi feito para raparigas, sendo que os primeiros jogos tiveram lugar nos arredores de Berlim, em campos de 40x20m ao ar livre. Mas rapidamente se deu a difusão do Andebol, tornando-se também um desporto masculino e praticado um pouco por toda a Europa.
Esta difusão pode estar ligada ao aparecimento do Andebol de sete, sendo que antes existia apenas o Andebol de onze. Assim, em 1938 realizou-se o primeiro campeonato mundial deste desporto.
O Andebol de onze surge em Portugal no Porto, sendo a sua primeira apresentação oficial em 31 de Janeiro de 1931. O Andebol de sete só surge em Portugal em 1949, introduzido pelo alemão Henrique Fiest, que residia no nosso País.
Regras Básicas
No andebol podem haver 11 ou 7 jogadores, contando com jogadores de pontas, laterais, centrais, pivots e guarda-redes.
A duração do jogo depende do escalão:
Até aos 10 anos o jogo dura 40 minutos, estando dividido em duas partes de 20 minutos com um intervalo de 10 minutos entre elas.
Dos 11 aos 12 anos (infantis) o jogo dura 50 minutos, estando dividido em duas partes de 25 minutos com um intervalo de 10 minutos entre elas.
Nos escalões apartir dos 13 anos o jogo dura 60 minutos, estando dividido em duas partes de 30 minutos com um intervalo de 10 minutos entre elas.
Neste jogo só se considera golo quando a bola passa totalmente a linha da