Andebol
VOLEIBOL
EDUCAÇÃO FÍSICA
História
O voleibol foi inventado em 9 de Fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. O objectivo era criar um desporto de equipas sem contacto físico entre os adversários de modo a minimizar os riscos de lesão. Inicialmente jogava-se com uma câmara-de-ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de voleibol. O criador do voleibol faleceu em 27 de Dezembro de 1942 aos 72 anos de idade.
Em 1947 foi fundada a FIVB (Federação Internacional de Voleibol). Dois anos mais tarde, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade, apenas para homens; em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. Em 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até a actualidade.
Recentemente, o voleibol de praia, uma modalidade derivada do voleibol, tem obtido grande sucesso em diversos países, nomeadamente no Brasil, nos EUA como também no nosso país.
Prática e regras
O voleibol joga-se por pontos e não por tempo. Cada jogo é composto por uma série de três sets, que terminam quando uma equipa atinge os 25 pontos com uma diferença de dois pontos. Cada jogo é iniciado com o serviço, movimento que consiste em bater a bola, fazendo-a atravessar a rede para tocar na área da outra equipa. Segue-se a recepção, movimento defensivo que só pode ser realizado com três toques, sendo que cada jogador não pode exceder dois. Depois da recepção, a bola é levantada para a realização do volei, que permitirá rebater a bola. A dificultar o seu sucesso, surge finalmente o bloqueio, realizado pelos braços e mãos dos jogadores. O jogo terminará com a primeira falha de uma equipa e o consequente toque da bola numa das áreas. A equipa que ganha o primeiro jogo realiza o serviço seguinte. Jogo extremamente emotivo e rápido, o voleibol passou a ser modalidade olímpica em 1964 e tem muitos adeptos em