Anaximandro
Tema Anaximandro
25/01/14
Salvador, BA
Physis
Para os gregos significava a ‘totalidade’. O que isso quer dizer? Que a physis para eles era a matriz e nutriz de todo o processo real, nada existia fora dela.
No pensar filosófico, a fonte criadora de sentidos não será a fantasia, será a razão, que é transparente, conhece suas próprias leis e ela submete qualquer interpretação, desde que seja lógica, porque para ser aceita filosoficamente dependia disso. “É um falar que se justifica.”
A filosofia agora tinha que ‘a natureza e a sociedade devem se explicar por sim mesmas’. “Sentido sim, desde que lógico.” Resumindo então, antes de ‘Anaximandro’ os pensadores tentavam explicar a origem de todas as coisas com a Teogonia, mas os primeiros filósofos a possuir uma nova maneira de pensar foram Tales de Mileto, Anaxímenes e Anaximandro, enquanto os pensadores se preocupavam com as práticas da vida e conhecimento divino, eles queriam uma explicação racional para com a vida em sociedade, a origem, permanência e finalidade de todas as coisas. Porque eles estavam preocupados com a razão? Porque algo racional não pode ser contestado, nem pela ciência, nem pela religião, etc. Eles não se contentavam em fazer afirmações, sentiam que era necessário justificá-las, muni-las de razões, como acontece hoje.
Arché (“Principio”)
1) Fonte e origem de todas as coisas
2) Foz ou termo último de todas as coisas
3) Sustentáculo permanente que mantém todas as coisas
Para explicar melhor é interessante citar; Tales de Mileto usava como Arché a água, nisso ele propunha explicar a origem de tudo, sem usar a fabula, isso o tornava um investigador da natureza (Nascor = Nasço), o afastando de princípios religiosos e supersticiosos, ele fez uma universalização quando ele dizia “tudo é água” ele queria dizer “Tudo é um”. Três fragmentos; 1) tudo é água – 2) a terra está sobre a água – 3) tudo está cheio de deuses.
Anaxímenes