anatonomia
Músculo Origem Inserção
Temporal Fossa temporal Processo coronóide da mandíbula
Masseter Arco zigomático Parte lateral do ramo da mandíbula
Pterigóideo medial Osso esfenóide Face medial da mandíbula
Pterigóideo lateral Osso esfenóide Lado anterior do processo condilar da mandíbula
Ação
Levanta a mandíbula
Levanta a mandíbula
Levanta a mandíbula e a movimenta lateralmente
Protrai a mandíbula
Temporal
O músculo temporal é o segundo maior, em peso, dos músculos adutores da mandíbula, tendo em forma de leque. Situa-se na fossa temporal, originando-se na linha temporal inferior, fossa temporal e fáscia temporal. Pode ser coberto por uma longa e forte aponeurose (terminação ou origem muscular). A porção lateral superficial do músculo temporal é originada da região caudo-dorsal do arco zigomático e inserida na margem crânio lateral do processo coronoide da mandíbula. Já a porção medial tem uma extensa origem nos ossos frontal, parietal e esquamosal, inserindo nas extremidades anteriores e superiores do processo coronoide e sendo separada em duas lâminas. O músculo é inervado pelos ramos temporais profundos do nervo mandibular.
Essa musculatura tem como ações principais a elevação da mandíbula, movimento em que ela é deslocada dorsalmente e fecha a boca, ou a retração, quando suas fibras posteriores movimentam a mandíbula para trás, trazendo-a a sua posição original.
Masseter
Masseter é um músculo de grande espessura, quadrilátero, que se estende do arco zigomático à face lateral do ramo da mandíbula. É composto por duas partes ou feixes:
Pterigóideo medial
O músculo pterigoideo medial é um músculo da mastigação, e o menor músculo adutor da mandíbula. É encontrado na superfície medial do ramo da mandíbula, originando-se na superfície ventral do crânio, origina-se na fossa pterigoidea. Quanto à