Anatomia vegetal básica
Questões de auto avaliação
22) Os tecidos embrionarios sao os primeiros tecidos que surgem apos a fecundaçao, e suas celulas dao origem ao embriao por mitose, tem capacidade de divisao e dao origem a todas as outras celulas do vegetal. Os tecidos meristemáticos ou meristemas embrionários ou formativos, responsáveis pelo crescimento dos vegetais, sao tecidos que mantém a caracteristica dos tecidos embrionarios (células pequenas, paredes finas, muitos vacuolos pequenos). Esses tecidos acarretam na formação de órgãos com funções especializadas, as células do tecido meristematico não apresentam uma especialização marcante, como ocorre na maioria dos tecidos adultos, são dotadas de alto poder proliferativo, isto é, reproduzem-se rapidamente, de maneira a promover o crescimento da planta
23)
24) As células meristemáticas, geralmente tem tamanho reduzido,apresentam a parede celular delgada,plastídeos não diferenciados (proplastideos),núcleo central e volumoso,vacúolos ausentes,ou muito pequenos.
25) Meristema primário : são responsáveis pelo alongamento da raiz e do caule, bem como pela formação dos tecidos definitivos primários,são originados de células embrionárias.Como exemplo o Procâmbio, que origina os tecidos condutores primários (xilema e floema).
Meristema secundário: Originados de células já diferenciadas que readquirem secundariamente a capacidade de divisão, são responsáveis pelo engrossamento das estruturas e pela formação dos tecidos definitivos secundários. Como exemplo o felogênio.
Meristemas de origem mista: são originados de ambos os meristemas (primário e secundário), como exemplo os feixes vasculares.
26) Localizados em anel ao longo da raiz e do caule, causam o crescimento secundário da planta,ou seja o seu engrossamento pela adição de tecidos vasculares ao seu corpo primário.
27) A diferenciação celular é o processo pelo qual as células meristemáticas de um organismo começam a se tornar diferentes em sua