Anatomia Humana
Classicamente o corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros. A cabeça se divide em face e crânio. O tronco em pescoço, tórax e abdome. Os membros em superiores e inferiores. Os membros superiores são divididos em ombro, braço, antebraço e mão. Os membros inferiores são divididos em quadril, coxa, perna e pé.
2) Explique a classificação dos ossos, de acordo com sua forma. Exemplifique.
A - Longos: têm duas extremidades ou epífises; o corpo do osso é a diáfise; entre a diáfise e cada epífise fica a metáfise. A diáfise é formada por tecido ósseo compacto, enquanto a epífise e a metáfise, por tecido ósseo esponjoso. Exemplos: fêmur, úmero.
B- Curtos: têm as três extremidades praticamente equivalentes e são encontrados nas mãos e nos pés. São constituídos por tecido ósseo esponjoso. Exemplos: calcâneo, tarsos, carpos.
C - Planos ou Chatos: são formados por duas camadas de tecido ósseo compacto, tendo entre elas uma camada de tecido ósseo esponjoso e de medula óssea Exemplos: esterno, ossos do crânio, ossos da bacia, escápula.
3) caracterize os tipos de juntura, identificando suas funções no organismo.
A) Juntura fibrosa - formada de tecido conjuntivo fibroso, fixa bem os ossos conferindo uma movimentação muito discreta difícil de ser observada. São de três tipos:
Sindesmose: encontrada na articulação distal entre a tíbia e a fíbula.
Suturas: com tecido fibroso fixa quase todos os ossos do crânio, é classificada em sutura escamosa (os ossos se fixam perfeitamente através de escamas que se encaixam), sutura plana (se fixam planamente) e sutura serreada ou dentada ( junção irregular de ossos , essas suturas se entrelaçam dando mais firmeza a articulação)
Gonfose: articulação que fixa a raiz dos dentes à cavidade alveolar.
B) Junturas cartilaginosas – também chamadas de semi-moveis, caracteriza-se por articulações com tecido cartilaginoso entre a união óssea. Subdivide-se em dois grupos: