Anatomia Humana - Sistema Urinário; Genital Masculino e Feminino
1) As atividades orgânicas resultam na decomposição de proteínas, lípides e carboidratos, acompanhada de liberação de energia e formação de produtos que devem ser eliminados para o meio exterior.
2) O sistema urinário compreende os órgãos responsáveis pela formação da urina, os rins, e outros, a eles associados, destinados à eliminação da urina: ureteres, bexiga e uretra.
3) Rim é um órgão par, abdominal, localizado posteriormente ao peritônio parietal, o que o identifica como retroperitoneal. Os rins estão situados à direita e à esquerda da coluna vertebral, ocupando o direito uma posição menor em relação ao esquerdo, em virtude da presença do fígado à direita.
4) Em outros animais domésticos o rim se apresenta com a forma de uma copa de baralho (cavalo) ou com lobulações na superfície, separados por fissuras mais ou menos profundas (boi). No cabrito e no cão os rins apresentam morfologia muito semelhante ao do homem, variando apenas a dimensão. No porco, embora conservada a forma de grão-de-feijão, o órgão se apresenta mais achatado e alongado no sentido ventro-dorsal.
5) O órgão, no homem, tem a forma de um grão de feijão, apresentando duas faces, anterior e posterior, e duas bordas, medial e lateral. Suas duas extremidades, superior e inferior, são comumente denominadas pólos e, sobre o pólo superior, situa-se a glândula supra-renal, pertencente ao sistema endócrino.
6) Os rins estão envolvidos por uma cápsula fibrosa e, quase sempre, é abundante o tecido adiposo peritoneal constituindo a cápsula adiposa.
7) A borda medial do rim apresenta uma fissura vertical, o hilo, por onde passam o ureter, artéria e veias renais, linfáticos e nervos. Estes elementos constituem, em conjunto, o pedículo renal. Dentro do rim o hilo se expande em uma cavidade central denominada seio renal que aloja a pelve renal. Esta não é mais que a extremidade dilatada do ureter.
8) Partindo da pelve renal, que constitui sua parte superior dilatada, o ureter, com trajeto