Anatomia do crânio
ANATOMIA DO CRANIO
Os ossos do crânio estão unidos firmemente para proteger o encéfalo. Ficam situados na parte alta da cabeça sustentados pela coluna cervical. O crânio é de formato oval, sendo a parte anterior menor que a posterior.
Suas junturas são imóveis e somente a mandíbula (ossos da face) se movimenta livremente através da juntura sinovial: a articulação temporomandibular (ATM). O esqueleto craniano pode ser dividido em: assoalho (base) e calota craniana (calvária). São compostos por ossos pares e impares, laminares e pneumáticos.
ANATOMIA DO CRANIO
O crânio é constituído por 6 ossos na calota craniana (calvária): Osso Frontal; Ossos Parietais; Ossos Temporais; Osso Occipital; E ainda por 2 na base do crânio (assoalho): Osso Esfenóide; Osso Etmóide;
1. 2. 3. 4.
1. 2.
ANATOMIA DO CRANIO
Os ossos do crânio são fundidos na idade adulta para formar a completa proteção para o encéfalo, as articulações ou uniões do crânio são denominadas suturas, pertencem à classe das articulações sinoartrodiais, por serem imóveis. Ao nascimento a ossificação está incompleta, e as suturas são espaços cobertos por membranas que se preenchem após o nascimento, certas regiões são mais lentas quanto à ossificação e são denominadas fontanelas (se fecham por completo a partir dos 12 anos até cerca dos 13). Em alguns casos se entende até os adultos.
ANATOMIA DO CRANIO
As fontanelas são pontos onde as suturas se encontram e são por meio delas que os ossos do crânio movimentam-se, permitindo assim que a cabeça do bebê passe de maneira mais fácil pelo canal do parto (cavalgadura). Até o segundo ano de idade as fontanelas "fecham-se", pois o espaço intermediário ossifica-se e tornam-se suturas visíveis. As fontanelas são denominadas:
ANATOMIA DO CRANIO
1.
BREGMA: Pequeno espaço entre as suturas metópica, sagital e coronária. É uma fontanela anterior de forma losangular ou quadrangular (4X3 cm);
ANATOMIA DO CRANIO
2. Lambda: