ANATOMIA DA MAMA
MAMA
CEES – CENTRO EDUCACIONAL EMPRESARIAL DE SAÚDE
CURSO: TÉCNICO DE RADIOLOGIA MÉDICA
ALUNAS: MARIA LUZIVAN FERNANDES DOS SANTOS
NATÁLIA VIEIRA
MATÉRIA : MAMOGRAFIA
PROFESSORA: BEATRIZ**
TRABALHO: ANATOMIA DA MAMA
FONTE DE PESQUISA: INTERNET
DEFINIÇÃO DE MAMA
As mamas femininas são estruturas glandulares pares situadas na parede anterior e superior do tórax, que derivam de glândulas sudoríparas modificadas ( sem capsulas nem bainha especial).
Elas é a parte do corpo feminino responsável pela produção de leite para os bebês em seus primeiros meses de vida. São popularmente conhecidas como seios ou peito nos humanos e tetas em animais.
ESTRUTURA DA MAMA
Eles são constituídos por três tipos de tecido: o tecido adiposo, tecidos conectivos e glândulas mamárias, que produzem o leite que é conduzido através de ductos aos mamilos. As glândulas mamárias se distribuem por todo o seio, ainda que dois terços do tecido glandular se encontram nos 30 mm mais próximos da base do mamilo.[1] O resto das mamas é composto por tecido conjuntivo (colágeno e elastina), tecido adiposo (gordura) e uma aponeurose chamada ligamento de Cooper. A proporção de glândula e tecido adiposo parte de 1:1 em mulheres não-lactantes, até 2:1 em mulheres lactantes.[1] Os homens também possuem glândulas mamárias e mamilos, mas não há produção de leite devido à falta do hormônio feminino estrogênio. Tanto nos homens como nas mulheres há uma grande concentração de nervos e vasos sanguíneos nos mamilos que são, por essa razão, altamente erógenos.
É comumente aceito por biólogos que o real objetivo evolucionário das mulheres terem seios é atrair os machos da espécie, sendo os seios uma das principais características sexuais secundárias. Alguns biólogos acreditam que o formato dos seios femininos evoluíram como uma espécie de complemento estético na parte da frente às formas das nádegas; outros acreditam que os os seios evoluíram de uma forma a prevenir que os bebês não se