Anatomia da articulação
Articulação temporomandibular(ATM) é a articulação da mandíbula, composta pelas cabeças da mandíbula, com os tubérculos articulares dos temporais, a ATM é considerada uma articulação bilateral e movimentada por quatro músculos mastigação, de cada lada da face, auxiliados por músculos acessórios e que movem a mandíbula na mastigação, nadeglutição e na fonação.
Disfunção temporomandibular(DTM) é a denominação clínica atribuída a disfunções do sistema estomatognático é considerada uma doença do sistema musculoesquelético.
Mandíbula é o único osso do crânio com movimentos livres, possui duas faces articulares, as cabeças situadas nas extremidades superiores de cada um dos processos condilares, com a forma característica de uma “bola de futebol americano”, mede cerca de 20 mm no sentido mediolateral e 10 mm no sentido anteroposterior. Essa forma lembra( em visão lateral) o perfil de um punho fechado e levemente flexionado. É importante lembrar, contudo, a existência de variações individuais na forma e nas dimensões da cabeça da mandíbula, que podem ser causadas por uma combinação de fatores, incluindo adaptações funcionais e hereditariedade.
Temporal constitui parte da face lateral do crânio acima da concha da orelha, uma porção do arco zigomático e o processo mastóide.
O componente da ATM no temporal fica situado abaixo do nível do processo zigomático, localizado especificamente na inclinação posterior do tubérculo articular, o tubérculo articular é definido como uma elevação óssea acentuadamente convexa, situada na raiz do processo zigomático.
Disco Articular é uma estrutura composta por uma placa compacta de tecido conectivo fibroso e denso de formato ovalado que se ajusta ao contorno da cabeça da mandíbula e do tubérculo articular do temporal. O disco é mais expesso na sua parte periférica e mais delgado na área que suporta maior estresse mecânico.
Revestimentos Articulares as faces articulares do temporal e da cabeça da