Relatorio de anatomia- articulação
Suturas: tem extremidades nos ossos que os mantêm firmemente unidos. As fibras de conexão são curtas e preenchem uma pequena fenda entre os ossos (somente os ossos planos do crânio) São classificadas pelos tipos de juntura: serratil; denticulada; escamosa; limbosa; plana; esquindilese.
Sindesmose: nestas suturas o tecido é também o conjuntivo fibroso, mas não ocorre nos ossos do crânio. Na verdade só registra dois exemplos: sindesmose tíbio-fibular e sindesmose rádio-ulnar.
Gonfose: é chamada de articulação em cavilha, é uma articulação com à fixação dos dentes nas cavidades alveolares na mandíbula e maxilas.
Observamos também as articulações cartilaginosas, onde os ossos são unidos por cartilagem e por fazerem pequenos movimentos nestas articulações são também camadas anfiartroses. Na cartilaginosa temos dois tipos de articulação: sincondrose e sínfise.
Sincondrose: os ossos de uma articulação sincondrose são unidos por uma cartilagem hialina. Algumas sincondroses são articulações temporárias, e com o passar do tempo as cartilagens são substituídas por ossos. ( isso ocorre em ossos longos e entre alguns ossos do crânio). As articulações entre as dez primeiras costelas e as cartilagens costais são sincondrose permanentes.
Sínfises: neste tipo de articulação, as faces dos ossos não estão em continuidade. Estão cobertas por uma cartilagem hialina especializada, o contato é facilitado por um liquido viscoso, o liquido sinovial. Esse tipo de articulação é revestida por capsula