Anarquismo, Socialismo e Liberalismo
Características:
Anarquismo pode ser definido como uma doutrina (conjunto de princípios políticos, sociais e culturais) que defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominação (política, econômica, social e religiosa). Em resumo, os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade total, porém responsável.
O anarquismo é contrário a existência de governo, polícia, casamento, escola tradicional e qualquer tipo de instituição que envolva relação de autoridade. Defendem também o fim do sistema capitalista, da propriedade privada e do Estado.
Os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade dos indivíduos, solidariedade (apoio mútuo), coexistência harmoniosa, propriedade coletiva, autodisciplina, responsabilidade (individual e coletiva) e forma de governo baseada na autogestão.
O movimento anarquista surgiu na metade do século XIX. Um dos principais idealizadores do anarquismo foi o teórico Pierre-Joseph Proudhon.
O Anarquismo no mundo:
Por mais que os princípios anarquistas sejam defendidos pelos seus seguidores como uma solução às atuais desigualdades sócio-econômicas atuais, essa doutrina nunca entrou realmente em vigor, apesar de haver muitos países com movimentos anarquistas, geralmente representado por jovens, como resposta a uma política nefasta.
Aspectos positivos do anarquismo:
+ Sendo uma sociedade sem governantes, não há tanta desigualdade social e com isso, alcançar-se-ia uma sociedade justa;
+ Dentro dos conceitos anarquistas incluem-se a defesa de uma sociedade anti-racismo e, sendo a liberdade uma das bases do anarquismo, logo homossexuais também teriam essa liberdade.
Aspectos negativos do anarquismo:
- O anarquismo tem também como base o humanismo, ou seja, a crença de que o ser humano seria naturalmente capaz de se auto-organizar, através da conscientização e aceitação de sua essência humana, idéias antes suprimidas pelo Estado, alcançariam a tão defendida liberdade; tal idéia é,