Anapolis
Em 25 de abril de 1870, moradores das imediações do Córrego das Antas doaram uma área de terras para que fosse construída uma capela em louvor a Nossa Senhora de Santana. O termo de doação foi o primeiro documento histórico assinado nas terras de Santana. "Foram doadores: Joaquim Rodrigues dos Santos, Inácio José de Sousa, Manoel Roiz dos Santos, Camilo Mendes de Moraes e Pedro Roiz dos Santos." (Ferreira: 1981 senado federal centro gráfico).
Em 1871, Gomes de Souza Ramos iniciou a construção da capela que logo ficou pronta. De acordo com Freitas (1995), em 03 de novembro de 1871 foi designado o primeiro capelão para o templo recém construído, o Padre Francisco Inácio da Luz.
No ano seguinte, os habitantes do povoado encaminharam ao presidente da província um requerimento, no qual solicitavam que o povoado fosse elevado á categoria de freguesia, com o nome de Santana das Antas. Posteriormente, em 1887, no dia 15 de dezembro, uma lei provincial elevou a freguesia à categoria de vila, mantendo o mesmo nome. Contudo, só em 10 de março de 1892 foi instalada oficialmente a vila de Santana das Antas, governada por uma junta administrativa, presidida por José da Silva (Zeca) Batista.
É instigante constatar que apesar da vila de Santana das Antas ter dado origem a cidade de Anápolis, outra festa religiosa despertou grande destaque no município, a chamada festa do Bom Jesus. Vejamos como isso aconteceu. Segundo Haydée Jayme Ferreira, no início do século XX, viveu em Anápolis uma baiana negra,