Anaomia
Citação direta - transcrição literal da informação: É cópia fiel de um fragmento. Nesse caso, é preciso constar o sobrenome do autor, o ano da publicação, a(s) página(s), volume(s), tomo(s) ou seção(ões) da fonte consultada.
Ex: No texto: Segundo Russel (1994, v.1, p. 44): “[...] atualmente, a maior parte do mundo científico emprega a versão chamada unidades SI.”
Citação direta breve: quando o fragmento citado tem até 3 linhas. Deve ser inserida no corpo do texto, entre aspas duplas, em letras normais.
Ex. 1: O objetivo final do planejamento, segundo Sandhusen (2003, p.124), é traçar um plano de marketing “[...] que adota os objetivos e recursos de empresa para suas oportunidades mutáveis.”
Citação direta longa: quando o fragmento citado tem mais de 3 linhas. Deve ser destacada do corpo do texto com um recuo de 4 cm (além da margem esquerda), com letra menor que a do texto utilizado (fonte 10), sem itálico e sem aspas. No caso de documentos datilografados, deve-se observar apenas o recuo.
Ex. 1:
Segundo Perelman e Olbrechts-Tyteca, para argumentar: [...] é preciso ter apreço pela adesão do interlocutor, pelo seu consentimento, pela sua participação mental [...]. Quem não se incomoda com um contato assim com os outros será julgado arrogante, pouco simpático, ao contrário daqueles que, seja qual for a importância de suas funções, não hesitam em assinalar por seus discursos ao público o valor que dão à sua apreciação. (2000, p. 18)
Citação de citação: Citação direta ou indireta de um autor a cuja obra não se teve acesso direto. É a citação de “segunda mão”. Utiliza-se a expressão apud, que significa “citado por”. Deve ser empregada apenas quando o acesso à obra original for impossível, pois esse tipo de citação compromete a credibilidade do trabalho.
NOTAS DE RODAPÉ As notas de rodapé são numeradas com algarismos arábicos, devendo ter numeração única e consecutiva para cada capítulo ou parte. Não se inicia a numeração a cada página. As notas