Analista de Sistema
EM
ROTARY
GUIA PRÁTICO
O PROTOCOLO NAS REUNIÕES DOS CLUBES
1 - CARACTERÍSTICAS
As características pessoais de um protocolo: a- Ter bom domínio do vernáculo e boa dicção. b- Ter raciocínio rápido e desembaraço. c- Ser simpático, tranqüilo e ter seriedade nos seus atos e palavras. d- Ter conhecimentos básicos de RI.
2 - ATRIBUIÇÕES a- Ajudar o presidente na organização das reuniões ordinárias, principalmente no que se refere às formalidades, onde com certeza é uma peça importante para o bom andamento da reunião. b- Verificar se o local da reunião está pertinente para o tipo de reunião, verificando minuciosamente se estão dispostas corretamente as mesas e se o recinto está conforme solicitado. Também é responsável pelo cardápio, pela colocação correta dos símbolos rotários, pelo funcionamento do som e panóplia. c- Responsável pela recepção dos convidados e visitantes que com a ajuda das Comissões de Programas,
Relações Públicas e Companheirismo dão as boas vindas e uma especial deferência àqueles que farão parte da mesa da presidência. d- Responsável pela disposição das pessoas na mesa da presidência, confirmando se as pessoas estão presentes, indicando se possível o lugar de cada uma. Este procedimento evitará embaraços na hora de anunciar a composição da mesa.
3- LUGARES NA MESA DA PRESIDÊNCIA
MESA PRINCIPAL
9
7
5
3
1
2
4
6
8
10
3.1- Em Reunião Ordinária
Nas reuniões ordinárias o protocolo deve observar que é de praxe o secretário ocupar o lugar nº3 por ter este a incumbência de auxiliar diretamente o presidente no desenrolar da reunião, ficando o lugar nº2 para convidado e o nº1 para o presidente. Os demais lugares serão conforme a ordem do protocolo.
3.2- Reunião Festiva ou aquelas com a presença das(dos) esposas(os) e do protocolo
Nestas reuniões festivas o protocolo deverá observar a seguinte disposição:
1- Presidente
2- Senhora do Presidente
3- Secretário
4- Protocolo
5- Esposa do