Analises de Investimentos
5º SEMESTRE
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
análise de investimentos
Leme-SP
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 ETAPA 1 – CONCEITOS 3
2.1 Definição do ramo a ser investido 4 2.2 Definindo e Detalhando o Investimento 4
2.3 Investimento Inicial 5
2.4 Despesas Mensais 6
2.5 Projeção de faturamento e despesas 7
3 Etapa 2 – INVESTINDO EM RENDA FIXA 9 3.1 Fluxo de Caixa 10
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
Referências 12
1 INTRODUÇÃO
O desafio desta ATPS é de a equipe gerenciar um capital bruto de R$ 200.000,00 que está aplicado em um titulo de capitalização no Anhanguera Bank Corporation, que será resgatado, com Imposto de Renda de 15% ficando um valor liquido de R$ 170.000,00 para ser utilizado na elaboração de um projeto de comércio varejista. A equipe também deverá pesquisar o investimento deste mesmo valor no mercado de aplicações financeiras comparando qual será mais lucrativo.
2 ETAPA 1 – CONCEITOS
O investimento é um termo originado da economia, que significa “utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro” (OLIVO, 2013, p. 16 – PLT 673). Os investimentos são muito importantes seja para pessoa física ou jurídica, pois é algo a ser valorizado após um determinado período, trazendo benefícios a curto ou longo prazo.
Basicamente, os investimentos podem ser divididos em três grandes categorias, são elas:
Investimentos Públicos: àqueles em que os governos ou entidades disponibilizam recursos a fim de beneficiar o bem estar social, como por exemplo: escolas, rede de saneamento básico, hospitais, etc. Geralmente, estes investimentos não priorizam os retornos monetários. Investimentos Privados: são os recursos disponibilizados por empresas ou pessoas físicas de direito privado com a finalidade de gerar retorno aos sócios ou investidores. Este tipo de