Analises castograficas

5354 palavras 22 páginas
1. INTRODUÇÃO
Segundo a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a cartografia é definida como: “a arte de levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza.”
A cartografia tem como função dominante representar através de informações organizadas, aspectos geográficos, históricos, sociais, políticos e culturais, que nela estão contidos dados, tais como: legendas, imagens, gráficos e/ou ilustrações. Neste trabalho pretende-se analisar cartografias existentes, referente ao bairro do Barbalho, localizado em Salvador, Bahia, Brasil, por intermédio das determinações da LOUOS – Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo, que fornece parâmetros urbanísticos de todas as construções da cidade, e do PDDU – Plano Diretor do Desenvolvimento Urbano.
O Barbalho é um bairro tradicional, localizado no Centro de Salvador. O nome do bairro, segundo o site da Emtursa – Empresa de Turismo Salvador –, originou-se devido às terras que no passado pertenciam a Luiz Barbalho Bezerra (governante do Brasil no tempo colonial). Por receio de um segundo ataque dos holandeses foi construído no entorno do bairro o Forte de Nossa Senhora do Monte do Carmo, também chamado de Forte do Barbalho que está localizado na Rua Aristides Ático e é a maior fortificação em território baiano. Em 1957 foi tombado como Patrimônio do Brasil.
Em 2013 iniciou-se as obras de consolidação do Forte, que teve consentimento da IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – do Ministério da Cultura e foi coordenada pelo IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia –, da Secretaria de Cultura do Estado, Secult-BA. O Forte que pertence ao Governo Federal, está sendo administrado pela Secult-BA. As obras foram orçadas em R$ 4 milhões e duraram 14 meses, sendo finalizadas em 2014, a estrutura do forte encontrava-se comprometida, devido a várias infiltrações e foi recuperada, a intenção da reforma foi tornar o local um espaço útil para a população,

Relacionados