ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
A principio, as informações de uma maneira geral, eram catalisadas com o uso do computador sem a preocupação de haver ou não redundâncias de tais informações. Por isto, era comum nas empresas, existirem diversos arquivos com informações repetidas o que dificultava ao usuário a sua atualização.
Praticamente, o que ocorria na informatização de grande parte das empresas, era transferir operações manuais para os computadores sem se preocupara com a racionalização e administração de tais informações.
Entretanto, com a nova filosofia empresarial apoiada na performance dos processos administrativos e produtivos, bem como na qualidade e eficácia dos serviços executados, as atividades relacionadas e processamento de dados, sobretudo o gerenciamento de informações, estão ganhando o seu espaço merecido.
A informações mais confiáveis e mais rápidas servem como base para tomadas de decisões a todo instante nas empresas de uma forma geral. Evidentemente, para se tornar decisões corretas, é indispensável se trabalhar com dados e informações o mais atualizado possível.
Com tudo isso, o computador tornou-se uma poderosa ferramenta de trabalho nas mãos da maioria dos profissionais de qualquer área de atuação.
O Conceito do Sistema
A grande maioria dos sistemas é construída e administrada pelo homem, objetivando sempre um fim especifico que normalmente está explicito no seu próprio nome, imagine um sistema de processamento de dados que dá suporte a gerencia do departamento de folha de parâmetro de uma empresa, fazendo todos os cálculos necessários da respectiva folha de pagamento, emitindo os relatórios gerenciais e os demonstrativos individuais de cada funcionário, alem de consultas diversas e mais uma infinidade de processos.
Outras ideias de sistemas podem ser imaginada como o sistema político de um pais, ou o nosso sistema respiratório, entre outros.Todas essas visões na verdade, definem sistemas contudo, focalizam casos