Analise e desenvolvimento de sistemas
Scrum é um processo de gerenciamento de projetos ágeis, adaptado para a área de desenvolvimento de software, pelo especialista Ken Schwaber. Ken define Scrum, em um de seus livros, como: “um processo Ágil ou ainda um framework para gerenciamento de projetos Ágeis. É um processo de gerência de projetos, certamente não é uma metodologia, pois isto seria pesadodemais”.A primeira experiência com o Scrum ocorreu em uma fábrica deautomóveis, onde se constatou que a utilização de equipes pequenas e multidisciplinares produzia melhores resultados. Em analogia a essas equipes, associou-se a formação do Scrum a de um jogo de Rugby. A partir de 1995,Ken Schwaber formalizou a definição de Scrum e ajudou a implantá-lo em desenvolvimento de software em todo o mundo.
SCRUM aplica-se a projetos tanto pequenos como grandes. Esforçando-se para liberar o processo de quaisquer barreiras, o seu principal objetivo é conseguir uma avaliação correta do ambiente em evolução, adaptando-se constantemente ao “caos” de interesses e necessidades, indicado e utilizado para o desenvolvimento de softwares em ambientes complexos, onde os requisitos mudam com certa freqüência, sendo o caminho utilizado para aumentar produtividade nesses tipos de sistemas.
A Metodologia SCRUM apenas estabelece conjuntos de regras e práticas de gestão que devem ser adotadas para garantir o sucesso de um projeto. Centrado no trabalho em equipe, melhora a comunicação e maximiza a cooperação, permitindo que cada um faça o seu melhor e se sinta bem com o que faz o que mais tarde se reflete num aumento de produtividade. Englobando processos de engenharia, este método não requer nem fornece qualquer técnica ou método específico para a fase de desenvolvimento de software.
Figura1. Desenvolvimento Scrum
Rup
O RUP tem duas dimensões:
•o eixo horizontal representa o tempo e mostra os aspectos do ciclo de vida do processo à medida que se desenvolve.
•o eixo vertical representa as disciplinas, que