Analise textual
Nesta aula 9 os conceitos metáfora e metonímia são lançados. No site http://www.significados.com.br/metafora/ se explicam que a palavra metáfora vem do grego e significa literalmente "algo sem sentido". Porém uma metáfora não pode ser completamente sem sentido. Em metáforas tem comparações escondidas/implícitas. Por exemplo “eu podia comer um boi inteiro” para mostrar que alguém está com muito fome. O sentido literal seria que esta pessoa fosse realmente capaz de comer um boi inteiro. A mensagem é implícita.
Com metonímia vemos o que na aula é chamado contiguidade (proximidade). Exemplo: para comemorar uma noite especial comprei uma Bordeaux. Bordeaux se refere neste contexto ao vinho tinto francês do sul da França. No caso de metonímia a mensagem não está escondida, não é implícita. As palavras são substituídas por outras sem ter uma mudança do sentido. Podemos também dizer “comprei uma garrafa de vinho tinto”.
A aula 10 começa com o conceito de polissemia, que se refere ao fato que uma palavra pode ter mais que um sentido. Polissemia significa literalmente “vários sentidos”. A maioria das palavras tem mais que um sentido.
Exemplo A: folha - uma folha de papel para escrever - uma folha de árvore - um jornal como “A Folha de São Paulo”
Exemplo B: cabo - posição hierárquico no exercito - um fio de extensão - parte de uma faca
Duplo sentido é a propriedade que têm certas palavras e expressões da língua de serem interpretadas de duas maneiras diferentes. Quando uma frase sofre de ambiguidade existe incerteza sobre a maneira que ela deve ser interpretada. Com esta ambiguidade geralmente existe a necessidade de reler o texto, entender o contexto para