Analise textual
Informalidade: E ai, brother? Bora pegar onda?
Formalidade: Muitíssimo bom dia! Gostaria de convidar-lhe a adentrar ao oceano para iniciarmos a prática da modalidade esportiva denominada surfe.
Linguagem: É uma faculdade (capacidade) que permite exercitar a comunicação, latente ou em ação.
Língua: Refere-se a um conjunto de palavras e expressões usado por um povo, por uma nação, munido de regras próprias (sua gramática).
Por que uma criança de família chinesa, que nasce na França, por exemplo, fala francês e também chinês?
A língua é uma construção social e corresponde à cultura, história e sociedade de um determinado povo, de uma determinada nação, no caso das crianças chinesas, ela fala as duas línguas porque tem contato com as duas culturas, em casa, por exemplo, a criança fala chinês com os familiares, já na rua e nos demais meios sociais, principalmente na escola, ela fala o idioma francês.
2. Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto
A língua varia de acordo com a situação, com a idade do falante, com a formalidade ou informalidade do encontro, com as pessoas envolvidas etc., enfim, possuímos diversos contextos em que a língua se acomoda, esse fenômeno é chamado de Variação Linguística, entretanto, mesmo que haja variação, sempre será necessário que os elementos da língua estejam ordenados e relacionados de forma a haver textualidade. Causado embora então gato alienável disponibilidade
Temos uma sequência de palavras que são legítimas na língua, pois conhecemos cada uma delas. No entanto, agrupadas da forma como estão, não apresentam uma sequência lógica, compreensível.
A repercussão daquela situação foi muito grande, ainda que houvesse cuidado em desmentir o fato.
Nesta frase, as palavras legítimas na língua estão agrupadas de forma a comunicar uma mensagem compreensível. Diferente do que aconteceu no exemplo anterior.
A casa é.
Este exemplo apresenta uma ideia