Analise textual
Análise textual
Aluna: Luzia Quachio Curso: História 1º A
Professor: André Albuquerque
São Paulo
Março (2014)
1. Igualdades e diferenças entre os textos: Observei com a leitura dos textos que de conformidade com Ana Maria, o homem faz uso do conhecimento para se diferenciar e que a humanidade está vivendo sob os moldes da tecnologia. Estou de acordo com o que ela diz, pois realmente vivemos em busca de facilidades, e essas facilidades nós encontramos dentro da tecnologia. O que nós não percebemos é que dentro desta busca por facilidades é que nos tornamos seres fáceis de controlar, pois queremos sempre o atual, o mais moderno, e acabamos alienados no desejo de possuir um objeto melhor, e até mesmo o poder. Já na opinião de Thompsom, o conhecimento está ligado a lógica da História. Ele fala de um passado que ainda vive no nosso presente, visto que Karl Marx já previa essa alienação desde o ínicio da Revolução Industrial. Thompson diz que o conhecimento histórico é história real mesmo que possa se modificar de acordo com as preocupações de cada nação ou classe social.
Concordo com Thompson, pois não devemos restringir nosso conhecimento ao presente porque ele vem do passado muito vivo em nossos dias e nos ajuda a entender e saber quem somos e porque estamos aqui, neste ponto tanto Ana Maria quanto Thompson tem pensamentos iguais.
Ana Maria nos fala de como o homem faz conhecimento, se posiciona diante dele e usa o conhecimento já existente, ao passo que Thompson nos arremete a busca de reais conhecimentos através da lógica da História.
Conclusão
Conclui com a leitura dos textos que o conhecimento é uma arma passado e que esse passado existe até hoje e é real. Somos capazes de adquirir e fazer conhecimento, o conhecimento pode me