analise tactil visual
A analise do solo é importante para verificarmos o comportamento do solo perante diferentes situações e também para verificarmos sua composição.
A pesquisa é feita para obter as informações necessárias para verificar de que material o solo é predominantemente constituído e com isso podemos analisar se é possível construir algo em determinados tipos de solos e fazer as adequações necessárias para que possa fazer uma boa fundação para as edificações.
Para analisar o solo realizei o teste táctil visual, é um teste simples que pode ser utilizado para o reconhecimento inicial do solo. Com ele podemos verificar se o solo é constituído predominantemente por argila, areia ou silte.
Fundamentação teórica
Solo
Solo é um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar).
É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo de um tempo.
O solo, contudo, pode ser visto sobre diferentes óticas. Para um engenheiro agrônomo, através da edafo/pedologia, solo é a camada na qual pode-se desenvolver vida (vegetal e animal). Para um engenheiro civil, sob o ponto de vista da mecânica dos solos, solo é um corpo passível de ser escavado, sendo utilizado dessa forma como suporte para construções ou material de construção. Para um biólogo, através da ecologia e da pedologia, o solo infere sobre a ciclagem biogeoquímica dos nutrientes minerais e determina os diferentes ecossistemas e habitats dos seres vivos.
Funções do solo
Principal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento (H2O e nutrientes) e disseminação;
Reciclagem e armazenamento de nutrientes e detritos orgânicos;
Controlo do fluxo da água e acção protectora da qualidade da água