Analise SWOT BK
PONTOS FORTES
Fundado em 1954, o Burger King é a segunda maior rede de hambúrgueres do mundo. Lar original do Whopper, possui mais de 12 mil lojas, servindo mais de 11 milhões de consumidores por dia em 76 países ao redor do mundo. Até Agosto de 2012 existiam 230 lojas Burger King distribuídas em todo o território brasileiro.
Aproximadamente 90% dos restaurantes Burger King pertencem e são operados por franquias independentes, muitas delas operadas por empresas familiares que estão no ramo há décadas.
A empresa é a quinta maior rede de fast-food dos EUA, ficando atrás de McDonald’s, Subway, Starbucks e Wendy's (dados de agosto de 2012). A nível mundial, o Burger King está na sexta posição, atrás de McDonald’s, KFC, Subway, Pizza Hut e Starbucks (dados de abril de 2013).
Em outubro de 2010, Burger King Corporation foi adquirida pela 3G Capital, uma companhia global de investidores focados na criação de valor a longo prazo, com ênfase particular na maximização e potencialização de marcas e negócios.
Cultura Burger King
Missão:
“Ser a mais prazerosa experiência de alimentação.”
Visão:
“Ser a marca de fast-food preferida, mais rentável, com pessoas talentosas e forte presença nacional.”
Valores:
Meritocracia
Foco no Cliente
Visão de Dono
Alegria
Ética
Simplicidade
PONTOS FRACOS
A rede superou a marca de 400 pontos de venda e ultrapassou 6% de participação de mercado em 2013. Apesar do crescimento, o Burger King ainda está distante da rival McDonald’s, presente no Brasil há mais de 30 anos e que, sozinha, detém um terço do mercado de fast-food nacional. A marca perde ainda para Subway, Habib’s e Bob’s, segundo a consultoria Euromonitor.
OPORTUNIDADES
Em 2013, a rede abriu 109 pontos de venda no País, 85% deles a cargo de Vinci e 3G. Segundo o presidente do Burger King do Brasil, a estratégia foi definida porque os sócios têm poder de investimento.
Se continuasse no modelo das franquias-condomínio, formadas