analise port
Across the universe x The wall
Pontos de análise: metáforas visuais (pés, faces, “quadrados”, objetos)
Across the universe: I want you / She’s so heavy – The Beatles.
Logo no início, vemos um rapaz, que aparenta ser a personagem principal: os seus pés caminham de uma maneira normal, mas pesada. Quando a música “I want you”, se inicia, e os cartazes de movem, ele fica com uma expressão facial muito assustada e de desentendimento.
Guardas o levam até uma “esteira”, que lembra o estilo de esteiras encontradas nas fábricas da segunda revolução industrial, portanto, sendo remetido à mercadoria. Seus passos já começam a ficar um tanto quanto mais sincronizados, e, então, suas roupas são tiradas por guardas do exército, que quando comparados aos amigos do garoto, possuem um rosto muito mais “fechado”, queixo erguido e sobrancelha cerrada demonstrando o quão superiores são.
Em seguida, em uma outra sala, há muito mais guardas, todos juntos iniciam uma coreografia, com todos os movimentos muito marcados e sincronizados de maneira forte.
Cada jovem iniciante no exército entra em uma espécie de “caixa", junto a um guarda, e cada um é analisado dentro das inúmeras caixinhas, demonstrando então, como estão sendo postos nos chamados “padrão” e “sistema”.
Quando saem das análises, demonstram ainda medo no rosto, porém após alguns movimentos demandados pelas autoridades, começam a segui-las, imitá-las, os pés também se transformam em passos curtos e fortes no chão.
E, ao saírem daquela sala de “treinamento”, estão com os olhos tampados pelas próprias mãos, demonstrando que a partir dali, não veem mais nada, suas mentes estão agora fechadas, alienadas.
Do lado de fora, há o Vietnã, os novos treinastes são muito maiores que o local, e a cena dos pés, pisando em tudo, demonstra o quão a cima eles se impunham. Os mesmos carregam a estátua da liberdade todos juntos nas costas, como se fosse o motivo de estarem ali, levando o país nas costas.
E por último, o