Analise politica economica atual situa o brasileira
Módulo: IV
Fórum: Atividade Inddividual
Título: Análise das Políticas Econômicas na atual situação brasileira
Aluno:
Disciplina: Finanças Internacionais e Politica Macro Econômica.
Turma: MBA FINANÇAS
Introdução
Tendo em vista as recorrentes crises financeiras, tem-se discutido sobre as medidas econômicas cabíveis para atenuar o negativo cenário brasileiro atual.
A instabilidade econômica, causada principalmente por medidas políticas visando resultados em curto prazo, não estabelece um alicerce econômico equilibrado, tornando-se imprevisível o rumo da economia brasileira.
Dentre essas medidas políticas adotadas, para enfrentar a inflação, decide-se por aumentar a taxa de juros, o que atrai os investidores internacionais. Como consequência tem-se um excessivo ingresso de investimento estrangeiro, o que pode gerar bolhas nos preços dos ativos financeiros e apreciar a moeda doméstica demasiadamente.
Este trabalho visa analisar as políticas que podem ser implementadas para ajustar a economia, no que tange ao uso de controle de capitais.
Impostos com alíquota grande para entrada de capitais
A literatura econômica tem discutido cada vez mais sobre o impacto negativo causado pelos fluxos irrestritos de capitais nos países emergentes.
Segundo MUNHOZ e BORGES, 2010, o excesso de capitais nestes países, principalmente no Brasil, pode gerar bolhas nos preços dos ativos financeiros e apreciar a moeda doméstica demasiadamente.
Assim, o controle de capitais pelos países em desenvolvimento é desejável, sob certas circunstâncias. Trata-se de uma afirmação nova, uma vez que parte de uma instituição que tradicionalmente advoga a favor da plena abertura da conta de capitais.
Segundo o mesmo autor, “Dada a enorme atratividade do seu mercado financeiro e o contexto de liquidez internacional pós-crise, o Brasil vem apertando a taxação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) como medida para conter a enxurrada de capitais