Analise macro economica de madereiras
APRESENTAÇÃO DO TEMA
Ao analisar a área, tivemos a percepção da necessidade de inovação e adequação com a sustentabilidade, pois como se trata de um produto cuja matéria prima é a madeira, sustentabilidade é um dos pontos mais importantes para a empresa.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) setor moveleiro cresceu 12% em 2013. Neste mesmo período o poder aquisitivo da população, que de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cresceu 8,3% junto com os programas de incentivos governamentais, analisando o gráfico divulgado pelo Secovi-Sp (sindicato do mercado imobiliário) pode identificar um aumento de 4,8 mil lançamentos residencial por semestre no ultimo ano o que fez com que a procura por moveis planejados aumentasse muito nos últimos anos. Em conjunto, a conscientização da população e o crescimento no mercado, fizeram com que as empresas do setor moveleiro procurassem formas sustentáveis de atender sua demanda e visando não prejudicar o meio ambiente.
A Projeto sete não é uma madeireira, portanto suas medidas de sustentabilidade não tem um efeito de grande escala, porem quando ela passa a comprar madeiras certificadas e implanta projetos para reciclagem de material, torna-se um diferencial para a concorrência fazendo com que ela tome providencias, o resultado final dessa preocupação pode ser muito bom.
Uma medida inicial para essa implantação seria a utilização e/ou reciclagem de materiais inicialmente usados na produção dos moveis, para criar moveis com um design inovador, o que diminuiria a perda de matéria prima.
Os desafios encontrados hoje para desenvolver um projeto de sustentabilidade na área moveleira são grandes. Máquinas e recursos para a reutilização de material têm um alto custo. De acordo com a Projeto 7, moveis cujos designs “fogem” dos padrões tradicionais, não são bem aceitos pelos clientes, que estão a procura