Analise Fundamentalista
Aula 19
Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho
Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE.
O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.
Uso consciente do papel.
Cause boa impressão, imprima menos.
Aula 19: Mercado de capitais e análise fundamentalista
Objetivo: Conhecer o método fundamentalista para análise de investimento em ações Olá! Bem-vindo a nossa décima nona aula da disciplina Gestão de Riscos e
Mercado de Capitais.
O método de análise fundamentalista
A análise fundamentalista busca, basicamente, avaliar a saúde financeira das empresas, projetar seus resultados futuros e determinar o preço justo para as suas ações. Segundo Kerr (2011), ela tem como fundamento as ações e títulos que representam a menor fração em que se subdivide o capital de uma empresa; desta forma, nada mais correto do que analisar a empresa emitente da ação. Para isso, os analistas levam em consideração os chamados fundamentos da empresa, isto é, todos os fatores macro e microeconômicos que influenciam no seu desempenho. A partir de uma minuciosa análise de todos eles, é possível projetar os resultados da companhia no longo prazo.
A análise fundamentalista leva em consideração eventos internos e externos à empresa. Como fonte principal de consulta para identificar os efeitos de eventos internos à empresa estão os demonstrativos contábeis, que, obrigatoriamente, as empresas listadas na BM&F Bovespa, são obrigadas a divulgar.
Já os eventos externos à empresa dizem respeito a variáveis econômicas
(PIB, câmbio, inflação etc.) e governamentais (política, legislação, imposto etc.) que podem afetar o desempenho da empresa. Em verdade há uma quantidade enorme de dados que podem ser empregados pelos