Analise filmica alexandria
Curso: Turma:
Análise Fílmica Alexandria
O filme se passa em meados do século IV d.C. no Egito e conta a história da professora Hipátia única personagem feminina que ensina matemática filosofia e astronomia na escola de Alexandria, que por sinal tinha a maior biblioteca uma das 7 maravilhas que não era apenas um símbolo cultural mais também palco de adorações a cultos pagãos.
Hipátia tem como seus alunos Oreste que a amava porém este amor não era correspondido, pois Hipátia se dedicava apenas aos seus estudos e não pretendia casar-se. Davus seu escravo também a amava porém a mesma não tinha conhecimento desse amor platônico. E também entre seus alunos estava Sinésio um Cristão.
Alexandria passava por uma guerra entre religiões, onde o cristianismo ia tomando força. Em um dia normal quando Hipátia estava dando sua aula é chamada por Olímpios para comparecer ao Cerabeu onde esta havendo um debate entre pagãos para atacar os cristãos. Hipátia é totalmente contra. O ataque ocorre, porém os pagãos não sabiam da existência de tantos cristãos que acabam se juntando na batalha. Para se proteger os pagão vão para dentro da biblioteca e fecham os portões onde ficam ali até o imperador Flavio Teodoro declara para que seja libertados e perdoados os insurgentes e que devem abandonar o Cerabeu e a biblioteca para que os cristão possam entrar e dispor destes recintos da forma que desejarem. Hipátia e alguns outros tentam salvar algumas escrituras antes da entrada dos cristãos. A biblioteca é atacada e destruída.
A partir de agora a cidade de Alexandria passa a ser dominada pelo cristianismo. As maiorias dos pagãos se converteram ao cristianismo. Oreste torna-se prefeito, Davus cristão e Sinésio Bispo. Hipátia continua estudando a teoria do movimento da terra em torno do sol .
Cirilo tornou-se o Patriarca Cristão de Alexandria. O poder Político romano