Analise Espangles antropologia

343 palavras 2 páginas
Paula Menezes, Alexandre Reppetto,Leonardo Sernizon
Análise do Filme Espanglês
O filme Espanglês apresenta uma história de choque de culturas, onde Flor uma mexicana que vive ilegalmente nos Estados Unidos procurando emprego mesmo sem saber falar inglês acaba indo trabalhar na casa dos Clasky, que enfrenta uma crise familiar. A principio Flor tem a intenção de se manter afastada destes dramas pessoais, mas com a convivência dentro da casa e uma viajem onde ela se vê obrigada a levar sua própria filha a aproximação se torna inevitável.
O primeiro ponto é quando Flor percebe a relação da Sra. Clasky com sua filha Berenice que se sente rejeitada pela mãe por não ter o padrão de beleza definido por ela. Nessa situação Flor se aproxima da menina passando a ela valores como carinho, estímulos e atenção.
Mas é a filha de Flor, Cristina é a principal marca da diferença de costumes e valores entre as duas culturas, com apenas seis anos ela se encanta com a forma de vida da família Clasky, o que a faz reavaliar a sua própria identidade e passar por mudanças que desagradam Flor. Ao perceber a nova realidade Cristina reconhece a diferença do outro e vê em si a dificuldade de adaptação e inserção no novo meio no qual passou a fazer parte. Cristina, adota como modelo para o sucesso dentro da nova forma de vida Sra. Clasky que é dada a valores superficiais, sem limites e regras.
Por fim Flor decide afastar Cristina do meio que à influencia e então lhe pergunta. “É Isso o que quer para você? Virar uma pessoa tão diferente de mim?” o que leva Cristina a perceber que está a conduzir sua vida da forma que ela acredita que deve ser e neste caminho perdeu quem ela realmente era. No fim percebemos que ela ocupa o papel de narradora do filme e está a escrever uma carta com o fim de ser aceita em uma universidade, e completa: “Minha identidade está firme e segura em uma coisa... Eu sou filha da minha mãe.”.

Relacionados

  • PUC ESPANGL S
    808 palavras | 4 páginas
  • Sociolinguistica
    42439 palavras | 170 páginas