Primeira Republica
1) Apresente três elementos que tenham contribuído para a queda da monarquia em 1889 e explique um destes motivos.
- Questão militar: Após a Guerra do Paraguai, Dom Pedro não cumpre o que prometeu (maior participação política dos militares) e assim perde o seu apoio.
- Questão religiosa: Regime do padroado (onde o monarca que indica os membros do clero) é desgastado, graças à escolha do rei, que na maioria das vezes indicava um membro que desagradava a Igreja e assim também perde seu apoio.
- Questão abolicionista: Criação de diversas leis que puseram em xeque a escravidão. Lei Eusébio de Queiroz, Lei do Ventre Livre, Lei do Sexagenário e principalmente a Lei Áurea.
2) “A constituição de 1891 era constituída de elementos jurídicos que satisfizeram aos interesses das elites agrícolas.” À luz dos principais pontos da constituição de 1891, discutidos em sala, explique a afirmação acima.
As principais mudanças que a Constituição de 91 trouxe foram o voto aberto, o federalismo (maior autonomia dos estados) e a laicização do Estado. Essas medidas possibilitaram a criação de um sistema baseado na troca de favores entre todas as instancias do governo. O voto aberto permitiu a maior manipulação dos eleitores, o que garantia a permanência de determinada oligarquia no poder. O federalismo fortaleceu essa troca de favores, já que garantia maior autonomia aos estados e assim ampliava o poder local.
3) Explique o funcionamento e a finalidade da “política dos governadores”, destacando-se o papel do coronelismo para o sucesso deste sistema.
A política dos governadores era um sistema de troca de favores entre todas as instancias do governo, que tinha como base a relação do coronel com o povo. O coronel era em grande parte das vezes um grande proprietário de terra que tinha poder econômico e militar. Ele garantia ao povo benefícios em troca do seu voto. Entretanto, se o indivíduo não votasse em quem lhe havia sido ordenado, o coronel retirava todos os