Analise Economica E Financeira
As empresas desenvolvem suas actividades financeiras que precisam ser registadas. Estes registos demonstram a vida da empresa e possibilitam uma análise completa de sua situação. A administração desses dados é responsabilidade do administrador financeiro, que colecta-os, estruturando-os e analisando-os, gerando informações essenciais para o processo de tomada de decisão. A importância de saber como são estruturadas as demonstrações financeiras e como analisá-las, auxilia o administrador financeiro a tomar decisões que possibilitam grandes retornos financeiros e crescimento à empresa.
Com estes conhecimentos, eles podem ainda identificar e descobrir a política financeira dos concorrentes, e adoptar critérios que poderão superá-los. A análise de balanço surgiu no final do século XIX quando os banqueiros americanos passaram a solicitá-los às empresas tomadoras de empréstimos. Nessa época, os balanços apresentados forneciam dados que eram examinados apenas superficialmente, sem nenhuma técnica analítica ou tentativa de medição quantitativa.
Análise Económica e Financeira
A expressão Análise Económica e Financeira designa um tipo de análise efectuado às empresas e que procura responder a duas questões fundamentais:
1. Até que ponto a empresa dispõe dos meios financeiros adequados às suas necessidades operacionais e de investimento ou qual a sua capacidade de os vir a obter de forma a garantir a sua sobrevivência e independência.
2. Qual a capacidade da empresa para gerar valor de forma a garantir a sua permanência e crescimento e a remuneração adequada de todos quantos nela participam, sejam eles investidores, trabalhadores ou outros.
Apesar deste tipo de análise dever ser sempre entendida de uma forma integrada, a mesma costuma ser dividida em dois tipos, consoante a questão a que responde: enquanto à resposta à primeira questão é dada a designação de análise financeira, à resposta à segunda questão é dada a designação de análise económica.