Analise do filme: O Patriota
Benjamin Martin, um ex-combatente de guerra e agora com seus sete filhos, sofre com o conflito espiritual e moral por ter cometido ações cruéis no passado, é um herói do violento conflito entre França e Índia.
Desde o término da guerra, ele renunciou a luta e resolveu viver em paz com sua família em uma casa de campo. Mas quando os ingleses levam a guerra da independência americana para dentro de sua casa, Benjamin não vê outra saída a não ser pegar nas armas novamente, ele é então convocado para ir a Filadélfia para expor a sua decisão de participar da guerra. Logo, decide não participar da guerra.
Mas seu filho Gabriel, um idealista que defende a causa Norte Americana vai para a guerra, então com o intuito de proteger seu filho, acaba ingressando também. e liderar uma brava rebelião em uma batalha contra o implacável e equipado exército britânico. Neste processo, ele descobre que o único meio de proteger sua família seria lutando pela liberdade da jovem nação americana.
Sua fazenda foi transformada em palco de guerra e nessas circunstâncias teve seu filho Thomas assassinado pelo Coronel Willian que servia o Rei George III da Inglaterra. Durante sua jornada na guerra, buscou incessantemente vingança pela morte de seu filho, travando uma batalha pessoal com o seu inimigo.
Benjamin Martin organizou uma milícia composta