Analise do filme monstros s/a - tipo ideal de max weber
Segundo o tipo ideal de Max Weber, uma organização burocrática deve possuir três características essenciais. Que são: formalidade, impessoalidade e profissionalismo.
A formalidade diz respeito ao sistema de normas que devem existir nas organizações para que haja racionalidade e coerência em no exercício de suas atividades. Este sistema deve ser composto de normas e regulamentos explícitos para que sejam estipulados os direitos e deveres dos colaboradores dentro da organização.
Já a impessoalidade, refere-se ao relacionamento que deve existir entre os colaboradores e na independência que a empresa tem para com os seu corpo de pessoal. O funcionário que exerce cargo de autoridade está subordinado a uma legislação que determina o limite de sua autoridade, seus subordinados não lhe obedecem pelo que ele é, no sentido pessoal, mas sim pelo cargo que lhe foi dado, segundo a lei que ambos devem seguir. ”No tipo ideal de burocracia, o que conta é o cargo e não a pessoa (MAXIMIANO, 2000)”. No tipo ideal de burocracia o mais importante é o cargo, e não a pessoa que ocupa o cargo. As pessoas devem cumprir suas tarefas e podem ser substituídas por outras, sem afetar negativamente o sistema funcional.
Por fim, o profissionalismo, de forma geral, é o cargo profissional e o meio de vida, remuneração, que a organização burocrática oferece ao seu funcionário. O colaborador recebe um salário regular em troca de sua forma de trabalho, este fato tornou a maioria da população em assalariada, à época de seu surgimento.
2. É possível observar características de uma organização empresarial na fictícia Monstros S. A.? Discuta.
Apesar de ser fictícia, podemos observar na empresa Monstros S. A. características de empresas reais. A empresa é rigorosamente organizada. Possui hierarquia, plano de metas a serem alcançadas, divisão de trabalho, horário de funcionamento estabelecidos, regras, coordenação,