analise do filme Jhonny vai a Guerra 1
O presente trabalho é a análise do filme “Johnny vai à guerra”, indicado pelo Professor Julio, como parte avaliativa dos alunos do 4º Termo do curso de Psicologia, da disciplina Psicologia Hospitalar.
Mais concretamente, a análise consiste em um breve resumo sobre a história desenvolvida durante o filme, na qual Joe (Johnny), personagem principal, foi à guerra, e teve seu corpo destroçado por uma bomba, começando sua história no momento em que, internado em um hospital, sua “vida terminou”.
A partir deste, foi feita uma comparação do conteúdo apresentado no filme com os assuntos abordados pela disciplina.
A metodologia utilizada para realização dessa análise foi, além do filme, pesquisas bibliográficas, através de materiais (livros, textos complementares, etc) disponibilizados pelo professor Julio e pesquisa em internet.
DESENVOLVIMENTO
O filme Johnny vai à Guerra (1971), é uma adaptação cinematográfica com duração de uma hora e quarenta e seis minutos, baseada no Livro Johnny vai à Guerra (1939), escrito por Dalton Trumbo, o qual também dirigiu e roteirizou o filme. Não existe citação específica de qual guerra o personagem protagonizou, mas há referência ao alistamento pelo país, os Estados Unidos. Tudo leva a crer que seja a Primeira Guerra Mundial. Independente desses fatos, o que o filme mostra é uma situação universal do número de jovens que tem suas vidas ceifadas por uma idiotia humana denominada de Guerra.
O filme é um monumento cinematográfico erigido contra todas as guerras: do passado, do presente e do futuro, é um libelo contra o absurdo, o horror de qualquer guerra.
Filme poético e chocante é narrado em dois níveis, com o preto e branco e o colorido separando a vida e a agonia de um soldado reduzido a um torso em combate durante a Primeira Guerra Mundial. Por meio de um monólogo interior, fomos testemunhas do que foi a vida do jovem soldado e acompanhamos o que restou do seu corpo numa sala escura de hospital.
O filme