Analise dinamica capital de giro
Fleuriet.
Luciana Franco da Rocha Palombo (UEPG / UNIFAE) lucianapalombo@hotmail.com
Marcelo Fabiano de Souza Palombo (Rodo Linea / Grupo Hübner) marcelopalombo@hotmail.com
Resumo
O objetivo geral deste estudo consiste em apresentar a análise dinâmica do capital de giro, através do modelo Fleuriet, nas indústrias: MARISOL e CIA HERING, nos anos de 2003, 2004 e 2005. Todas as informações sobre as referidas empresas foram coletadas no site da Comissão de Valores Mobiliários
(CVM). As análises foram desenvolvidas com base na análise dinâmica da situação financeira, consagrada através do modelo Fleuriet. Como resultados da pesquisa têm-se a apresentação da dinâmica do capital de giro e suas princicpais relações com a situação financeira das empresas. Como conclusão, o estudo corrobora a questão-chave da pesquisa, destacando algumas recomendações sobre as técnicas de análise utilizadas.
Palavras-chave: análise do capital de giro; análise dinâmica; modelo Fleuriet.
1
Introdução
Em face às turbulências surgidas no ambiente econômico do qual as empresas participam, começaram a aparecer pesquisas com ênfase em avaliações dinâmicas do comportamento dos elementos patrimoniais de curto prazo, em contraposição às análises financeiras tradicionais, que utilizam como base relações quase sempre estáticas. (BRAGA, MARQUES, 1995, p. 50)
Esta pesquisa tem como foco o estudo do modelo desenvolvido por Michel Fleuriet e nas adaptações efetuadas por Roberto Braga. O modelo Fleuriet foi concebido segundo a experiência da escola francesa nessa área de conhecimento, ou seja, na análise dinâmica da situação financeira das organizações.
A formulação do problema de pesquisa pode ser visualizada na seguinte questão-chave: É possível conhecer a situação financeira de uma empresa a partir de suas demonstrações contábeis? A presente pesquisa tem como objetivo geral: aplicar a análise dinâmica do capital