Analise de peça gráfica - o arqueiro
A peça gráfica escolhida para ser analisa trata-se de um livro ilustrado e também de um álbum de figurinhas remetente ao filme do Harry Potter e o Enigma do Príncipe, a peça produzida em 2009 por André Andrade e Adriano Andrade, possui aproximadamente as seguintes dimensões: 27 cm de altura e 21 cm de largura, um pouco menos do que uma folha A4.
A capa da peça gráfica chama bastante atenção pelo uso de cores quentes e bastante impactantes, como o amarelo, laranja e vermelho, fazendo um degrade entre essas três cores simulando fogo, explosão. Porém não há somente esses elementos na capa, há ainda o ator principal do filme, Harry Potter que se sobressai entre as cores quentes, pois está usando roupas escuras e no seu rosto é substituído a luz branca por uma luz vermelha para dar mais realidade na composição da imagem.
Apesar do contraste que ocorre naturalmente entre as cores quentes, vivas, amarelo, laranja, vermelho, visualmente não há um choque tão grande com as cores escuras, de baixa saturação do personagem, acaba ocorrendo até uma harmonia vendo pela parte estética da obra.
Quanto à parte de legibilidade da peça são utilizadas fontes que se originam dos filmes, com as tonalidades de preto e cinza em algumas partes para causar uma sensação de tridimensionalidade. Por estar posicionado no canto superior direito, onde o fundo é o degrade de amarelo, laranja e vermelho não causa nenhuma poluição visual e até facilita a localização e a leitura do titulo.
Segundo a leitura executada do terceiro capitulo – Ações positivas, ações negativas – do livro As cores na mídia de Luciano Guimarães e analisando a partir dela podem-se observar as diferenças de cores quentes para as faltas de luminosidade na peça, causando um contraste positivo que chama a atenção, principalmente para título do álbum que visível sobre os demais itens. Dos pontos negativos ao olhar muito para a peça acaba causando um certo enjoo pelas cores muito