Analise de investimentos
ACIDENTE DE TRABALHO
1 de maio de 2011
Infelizmente o Brasil figura entre os países com maior número de registro de acidentes relacionados ao trabalho.
Segundo o último levantamento divulgado pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, no ano de 2010, o Brasil registrou quase 600 mil acidentes de trabalho. Se dividirmos pelo número de dias do ano, chegaremos à impressionante marca de 1.643 acidentes por dia.
Entretanto, esses dados representam uma proporção mínima se levar em consideração nessa estatística apenas os acidentes registrados pelas empresas, ficando fora os acidentes de menores proporções, os quais não são registrados
Entretanto, grandes partes desses acidentes podem ser evitado através de implantação de práticas preventivas como treinamento, qualificação dos profissionais e manutenção dos exames médicos periódicos dos trabalhadores.
A estatística levantada só será modificada se o trabalhador conscientizar e utilizar os Equipamentos de Proteção Individual, EPI, fornecidos obrigatoriamente pelas empresas e ainda adotar uma postura de prevenção.
Por sua vez, o empregador, deve valorizar a prática de segurança e a medicina do trabalho, haja vista que através do levantamento realizado pelo Ministério do Trabalho, ficou constado que menos de 50% das empresas existentes no país, empresas de pequeno, médio e grande porte, implantam programas preventivos como o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).
O INSS, Instituto Nacional de Previdência Privada, já está apresentando sinais de que não suportará esta situação por muito tempo, por outro lado, a Justiça do Trabalho virou uma “fábrica” de indenizações pleiteadas pelos empregados acidentados, e na maior parte, deferida pelos julgadores.
Por Fabricia Castelar Correa, advogada integrante do escritório Faria & Farias Sociedade de Advogados.
Postado em 01 de maio de 2011.