ANALISE DE INVESTIMENTO
Passo 1: Tipos de Investimentos
Investimento é um termo muito utilizado no cotidiano das sociedades modernas. O mesmo é um conceito originário do campo da Economia e tem uma enorme importância para as organizações.
Em geral, um investimento é qualquer ato ou ação que implique renunciar a recursos no presente na expectativa de obter recursos no futuro.
Quando falamos de investimentos o primeiro pensamento que nos vem a cabeça é quanto e quando terei retorno, e quanto preciso investir. Ainda mais o país que está em crescimento, as pessoas tendo acesso a mais informações, então todos começam a querer conhecer os caminhos de se ter um retorno financeiro a partir de um capital em mãos, e é quando precisamos conhecer os tipos de investimentos que são cabíveis pra cada um.
Todos os tipos de investimentos existentes no Sistema Financeiro Nacional abrangem aplicações em ativos diversos negociados no mercado financeiro. A rentabilidade de cada investimento depende diretamente da aplicação financeira que foi escolhida.
Existem três tipos de Investimentos mais importantes, sendo eles:
* Investimentos Públicos: Em sua maioria são recursos que o governo e as entidades públicas disponibilizam para gerar bem-estar para a sociedade. Este tipo de investimento não tem por objetivo gerar recursos monetários para o governo, e sim objetivos sociais.
Exemplos: Hospitais, Escolas, Saneamento Básico etc.
* Investimentos Privados: Esse tipo de investimento são os maiores geradores de tributos e empregos de um país capitalista. Pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, disponibilizam recursos a fim de gerar retornos monetários. O objetivo é o lucro.
Exemplos: Fábricas particulares, empresas de prestação de serviços particulares, lojas de varejo, etc.
*Investimentos Mistos: São investimentos gerados tanto pelo governo, quanto por pessoas físicas ou jurídicas. Este tipo de investimento tem por objetivo gerar o bem-estar para a sociedade, mas também