analise de investimento
Todo investimento independente do qual, é uma forma de se planejar o futuro, seja ele de curto ou longo prazo. Este trabalho foi desenvolvido através de pesquisas via internet e informações colhidas com o gerente do Banco Bradesco. Retrataremos investimento de fundos de renda variável, sua definição, seus riscos, suas vantagens e suas desvantagens. Aplicaremos por 112 dias R$ 100.000,00 fictícios e mostraremos sua rentabilidade em Fundos de renda variável.
O que é Fundo de Investimento?
Fundo de investimento é uma comunhão de recursos financeiros, captados de pessoas físicas e/ou jurídicas, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aplicação em títulos e valores mobiliários. Isto é, os recursos de todos os investidores de um fundo de investimento são utilizados para comprar bens (títulos e valores mobiliários), que passam a pertencer a todos os investidores do fundo em questão, na proporção de seus investimentos.
Este organismo de coleta de poupança e de aplicação, cujo capital é variável, é aberto ao público em geral. Geralmente, o patrimônio dos fundos de investimento está dividido em unidades de participação (cotas) pertencentes aos seus subscritores. Cada unidade provê o direito à propriedade de uma parte do patrimônio do fundo de investimento. O valor dos títulos possuídos por cada participante é determinado pela relação entre o total do ativo e o número de cotas, e não diretamente pelo mercado.
Os fundos de investimento não possuem personalidade jurídica. Sendo assim, o seu patrimônio é sempre gerenciado por outra entidade, geralmente, um banco ou uma sociedade gestora de fundos de investimento.
Como ele é organizado?
Um fundo é organizado sob a forma de condomínio e seu patrimônio é dividido em cotas, cujo valor é calculado diariamente por meio da divisão do patrimônio líquido total pelo número de cotas em circulação.
O patrimônio líquido total é calculado