Analise de investimento
O mercado monetário envolve as operações de curto e curtíssimo prazos, proporcionando um controle ágil e rápido da liquidez da economia e das taxas de juros básicas pretendidas pela política econômica das autoridades monetárias.
O mercado monetário consiste essencialmente em instituições financeiras e brokers, que por sua vez podem intermediar os instrumentos de curto prazo por conta de outras instituições não-financeiras. Os prazos de financiamento e aplicações neste mercado são tipicamente abaixo de 13 meses.
Os papéis são negociados nesse mercado tendo como perâmetro de referência a taxa de juros, que se constitui em sua mais importante moeda de transação. Os papéis que lastreiam as operações do mercado monetário caracterizam-se pelos reduzidos prazos de resgate a alta liquidez.
Ex: BBC – Bônus do Banco Central: de curto prazo, utilizados nos leilões de títulos públicos do Banco Central. Os prazos desses títulos são de 28, 35, 42 e 49 dias.
Mercado Crédito
Omercado de crédito engloba as operações de financiamento de curto e médio prazos dos vários agentes ecômico, direcionadas aos ativos permanentes e capital de giro das empresas. Esse mercado é constituído, basicamente, pelos Bancos Comerciais e Sociedades Financeiras.
As operações desse mercado, dentro de uma política de especialização do Sistema Financeiro Nacional, são tipicamente realizads por instituições finceiras bancário (bancos comerciais e múltiplos). As atividades dos bancos, que visam principalmente reforçados o volume de captação de recursos, têm evoluído para um processo de diversificação de produtos financeiros e também na área de serviços prestados.
Ex: Descontos bancários de títulos, Contas garantidas, crédito rotativo.
Mercado de Câmbio
O mercado cambial é o segmento financeiro em que ocorrem operações de compras e vendas de moedas internacionais conversíveis, ou seja, em que se veridicam conversões de moeda nacional em estrangeiras e vice-versa. Esse mercado