ANALISE DE INVESTIMENTO COMPLETA
Passo 1
A Empresa Volvo A25, da São Bento Mineração, tinha que tomar a seguinte decisão quando seria o ideal para realizar a troca de sua frota de caminhões. No ano de 2005 recebeu uma notificação, que a obrigava a instalar cabinas com ar condicionado nos caminhos rebaixados utilizados dentro da mina subterrânea ate o final do período.
Os caminhões da mina representa 10% dos custos totais a mina, então a analise de investimento começou, levou em consideração os seguintes fatores :
A taxa mínima de atratividade é de 20% ao ano
A previsão de funcionamento da mina, aproximadamente 3 anos (ate o final de 2008)
A instalação obrigatória de cabinas com ar condicionado para todos os equipamentos da mina ate o final de 2005. O valor de instalação seria maior do que a troca.
A depreciação dos equipamentos novos.
O valor de venda do equipamento antigo, de acordo com a revendedora, e o preço do equipamento novo já incluindo impostos.
Os custos operacionais incluem os seguintes itens : mão de obra de operação, mão de obra de manutenção, sobressalentes, diesel, óleo, filtros, pneus, manutenção de terceiros, e por ultimo seguros. Todos esses aspectos são de estrema importância para a escolha.
Com todo o estudo chegaram a um levantamento, um caminhão novo produz em media o equivalente a aproximadamente 1,26 caminhoes antigos, decidindo então comparar as opções de manter os seis caminhões antigos ou comprar cinco caminhões novos.
Desta maneira a produção não seria comprometida, e os equipamentos novos podem ser adquiridos imediatamente no final de 2005, daqui a um ano final de 2006, ou daqui a dois anos final de 2007, pois a mina tem previsão de fechamento para o final de 2008.
Portanto a analise considerou o VLP dessas três opções e o da opção de manter os caminhões antigos.
A melhor decisão a se tomar é realizar a troca dos equipamentos no final de 2007 como a mais indicada, essa decisão de tomou pois se a troca fosse realizada em qualquer data a perde em