Analise de consultoria
Centro Acadêmico do agreste
Consultoria Organizacional
Professor – Antônio Souza
Aluno – Carlos Henrique C. da C. Farias.
Consultoria Oraganizacional
Reflexão
Consultoria Oraganizacional
Reflexão
As primeiras tentativas de criar uma empresa, que já estivesse inserida em um contexto cultural e de negócio já formados, mostrou-se mais interessante que começar o empreendimento do 0, isso por que agindo dessa forma, viabilizamos a inserção de maneira mais pertinente de áreas funcionais como marketing e finanças de maneira muito mais coerente.
As discussões com relação a distribuição das tarefas, foi uma das tecla mais batidas desde o início. Essa situação em alguns momentos chegou a configurar um entrave ao andamento das ações iniciais necessárias ao andamento do projeto.
Houve muita discussão, a cerca da necessidade de implantação de um setor responsável por vendas com duas pessoas exclusivas para isso. No começo eu argumentava que essas pessoas deveriam ser mais bem inseridas no departamento de marketing, haja vista que em uma empresa com o porte do nosso, que só conta com duas lojas, as atividades de vendas são sub tarefas do marketing.
No entanto, fui vencido pelo grupo que na sua maioria defendia a necessidade de criarmos e alocarmos sim as duas pessoas para esse departamento de vendas. Eu nunca deixei de acreditar na importância de um setor que pense exclusivamente em vendas, volume bruto de negócios, pois qualquer empresa vive de vendas. No entanto a meu ver a nossa empresa não tem porte para contar com um setor tão específico como esse, que poderia ser muito bem absorvido pelo pessoal de marketing.
Outro grande problema foi à falta de comunicação com o pessoal de finanças que no começo não consegui integrar as informações financeiras as nossas dúvidas como responsáveis por setores que demandavam informação dessa natureza. Essa distorção foi corrigida através do esforço do gestor que procurou harmonizar a