Analise de Ana Nery e Florence
Ao longo dos anos, a prática da enfermagem teve como inspiradoras a italiana Florence Nightingale e a brasileira Anna Nery, que tiveram papel fundamental no socorro ao feridos durante as guerras da Criméia e do Paraguai.
Movida pela compaixão aos soldados, vítimas da guerra entre Inglaterra, França e Turquia contra a Rússia, que se encontravam no maior abandono, Florence parte para a guerra com 38 voluntárias entre religiosas e leigas vindas de diferentes hospitais. Os soldados fazem dela o seu anjo da guarda e é imortalizada como a "Dama da Lâmpada" porque, de lanterna na mão, percorre as enfermarias, atendendo os doentes. A lâmpada hoje é o símbolo da profissão.
A brasileira Ana Justina Ferreira não resistindo à separação de seus dois filhos, um médico militar e um oficial do Exército, que são convocados a servir durante a Guerra do Paraguai, coloca-se à disposição do País e parte para os campos de batalha. Lá, improvisa hospitais e não mede esforços no atendimento aos feridos. Tanto Anna Nery quanto Florence Nightingale, tiveram de romper com os preconceitos da sua época, em que as atividades da mulher eram restritas ao lar.A enorme contribuição das duas enfermeiras na valorização do profissional, veio a fortificar a imagem da enfermagem na época, refletindo até os dias atuais.A enorme contribuição das duas enfermeiras na valorização do profissional, veio a fortificar a imagem da enfermagem na época, refletindo até os dias atuais.A enorme contribuição das duas enfermeiras na valorização do profissional, veio a fortificar a imagem da enfermagem na época, refletindo até os dias atuais.A enorme contribuição das duas enfermeiras na valorização do profissional, veio a fortificar a imagem da enfermagem na época, refletindo até os dias atuais.A