arte da guerra
Sun Tzu era um filosofo que se tornou um general, que nos mostra através deste livro que dominar a arte da guerra, é fundamental para o Estado, conhecê-lo bem é questão de vida ou morte de um estado inteiro ou de um exercito.
Em poucas palavras significa conhecer a si mesmo, conhecer o seu inimigo ter os seus comandados sob disciplina total, para saber todas as informações necessárias para vencer a batalha.Capitulo I – Estimativa.
Neste capitulo Sun Tzu fala que antes de se começar uma guerra devemos examina-la com muita atenção. Ele explica que para prever o resultado de uma guerra deve- se analisar os cinco fatores: Caminho, clima, terreno, comando e doutrina. Segundo ele, na guerra quem conduz os soldados para a batalha deve estar familiarizados com estes cinco fatores para alcançar a vitória, e que não os compreende será derrotado. Em uma operação militar a dissimulação é uma qualidade básica. Sun Tzu diz que o general deve ser capaz de ponderar todos estes cálculos previamente no tempo. O lado que contar mais pontos vencerá; o que contar menos, não vencerá; pior ainda o que não conta ponto nenhum.
Capitulo II – Gerenciamento da Guerra.
Neste capitulo Sun Tzu explica as provisões necessárias de uma guerra. Segundo ele uma guerra prolongada faz com que seus recursos se tornem insuficientes e os soldados podem ficar exaustos e desanimados, e dessa forma os governantes vizinhos ficarão proveito dessa situação e poderão obter vantagens para atacar com a guerra gera custos, e seus custos fazem com que o Estado fica empobrecido. Para que isso não aconteça, você deverá tomar provisões. Essas provisões se tratam no solo inimigo. É necessária a administração dos despojos e bens capturados para que assim haja vitórias rápidas.
Capitulo III – Estratagemas.
Neste capitulo Sun Tzu explica que em uma guerra temos que ter:
Máximo da excelência: Segundo ele, dominar um batalhão, uma companhia ou uma