Analise de Ambiente Atualidades
De acordo com Borgheresi, essa análise levanta as forças políticas, econômicas, legais, tecnológicas, socioculturais e até mesmo da natureza que atuam sobre a organização (positiva ou negativamente). “São fatores externos à empresa sobre os quais ela não tem nenhum ou muito pouco controle. Eles não afetam só uma companhia e sim todas, e em diversos setores”, explica.
Como exemplo de fatores externos de macro ambiente, o professor da ESPM coloca o caso do terremoto no Japão que fez com que a Toyota tivesse uma queda de 40% em suas vendas. Esses acontecimentos mexem com toda a economia local, com o mercado de comércio e serviços.È muito complicado colocar isso no planejamento estratégico. Cabe à empresa ter um sistema de informação bem estruturado para monitorar todos os fatores e propor ações.
Podem ser encaradas como tendências do macro ambiente também alguns aspectos como mais pessoas morando sozinhas, aumento da consciência da necessidade de preservação ambiental e permanência maior no mercado de trabalho. Segundo Borgheresi, esse estudo deve considerar as características do mercado em que a empresa atua e que influenciam mais diretamente nas decisões da organização. Aqui são analisados os seguintes fatores: fornecedores, concorrentes e clientes.
A partir da análise dos ambientes externo e interno, a empresa pode confrontar as informações e cruzar oportunidades, ameaças, forças e fraquezas. È possível identificar as fraquezas que podem comprometer o negócio, além de descobrir maneiras de potencializar as forças.
Segundo Renato Grinberg, um problema no ambiente de trabalho em falta de profissionalismo de algumas pessoas se esquece de algo óbvio e que nem precisaria ser mencionado: no horário de trabalho deve-se trabalhar. Ao invés de resolver questões da empresa e cumprir com as suas funções, alguns usam boa parte das suas oito horas para lidar com assuntos particulares ou até para o