ANALISE DA ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO NACIONAL DE CATADORES DE RECICLÁVEIS NO BRASIL
390 palavras
2 páginas
ANALISE DA ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO NACIONAL DE CATADORES DE RECICLÁVEIS NO BRASILPrincipais atores sociais envolvidos no processo: catadores, organizações de apoio e suporte a eles, a industria de coleta e de posição de resíduos, os intermediários do material coletado e a industria recicladora, além do Estado com a regulação e as políticas públicas -> Afetam tanto o setor produtivo quanto os catadores.
A maioria dos estudos sobre movimentos sociais concentra-se na discussão da ampliação da cidadania, consolidação da democracia participativa e construção da esfera pública. Com relação do movimento dos catadores, as pesquisas se concentram na analise de seu modo de organização, condições de vida e interações sociais dos trabalhadores que sobrevivem do lixo e na analise do setor de resíduos sólidos, com preponderância de uma visão higienista.
O Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis foi formalmente constituído há aproximadamente uma década no cenário brasileiro. Procura estabilizar frentes de articulação, mobilização e interlocução com agentes governamentais e empresariais na defesa de seus interesses. Entende-se que a organização destes trabalhadores através do MNCR se dê em torno de dinâmicas complexas, podendo haver entre eles grupos e lutas internas que influenciam na elaboração de estratégias do movimento como um todo. O texto aborda a dinâmica d organização do MNCR, analisando a emergência de campos de identidade.
Estudo baseado na TEORIA DE FRAMES, Frames são mecanismos de mediação, entre as estruturas e os movimentos de ação coletiva. Elemento essencial na definição de quais e como são colocados os problemas sociais de forma a convencer a mais diversificada e ampla forma de audiência.
A atribuição de características ao conjunto de atores sociais relevantes no seio do movimento e suas relações externas. Campos de ID englobam as identidades coletivas dos movimentos.
Snow e Benford (1992), definem frames de ação coletiva como conjunto de ações